Os Periquitos Australianos são aves ótimas e sua criação é muito fácil, uma das aves mais criadas por criadores , principalmente iniciantes , suas cores exuberantes e diversas chamam muita a atenção , iremos neste artigo falar de sua reprodução.
Escolhendo o casal: Para quem quer variação na coloração dos filhotes o aconselhável é obter um casal aonde a fêmea seja da linha azul (Cobalto|Celeste) e o macho da linha verde portador de azul ( Normal|Oliva) ou vice versa, ai vai do gosto de cada um. Para que não aconteça de pegarem periquitos do mesmo sexo é muito fácil distinguir macho da fêmea, explicaremos isso em outro artigo.
Os periquitos entram em idade reprodutiva a partir dos 4-5 meses de idade , porém o certo é reproduzi-los com 12 meses de vida ,alguns dizem que o macho quando está apto a reproduzir fica com a carúncula azul bem forte , já a fêmea é bem normal quando está querendo reproduzir ou digamos no "cio", ficar com a carúncula (narina) bege ou marrom escuro.
Como na imagem a baixo:
Imagem da Internet
Após o casal ser escolhido você pode optar por reproduzi-los em gaiolas criadeiras de periquitos ou viveiros , eu como antigo criador , tive sucesso reproduzindo em criadeiras, foi mais rápido e fácil.
Assim que colocarem o ninho para o casal reforce bem a alimentação dos mesmos, podendo dar frutas , legumes e vegetais variados e vitamina ou farinhada, isso ajudará a eles terem mais disposição para seguir com a reprodução e cuidar dos filhotes e quanto mais coisas variadas comem e dão para os filhotes , mais chances das crias sobreviverem.
Na primeira semana eles vão namorar (se beijar), alimentar um ao outro e o macho cantar pra fêmea , depois dessa semana eles começam a acasalar e a reproduzirem, o ninho deve estar sempre disponível ao casal , o ninho pode ser encontrado em qualquer pet shop .
Muitas pessoas querem colocar materiais pros periquitos confeccionarem seus ninhos, porém eles iram jogar tudo fora , pois periquitos não fazem ninho, eles botam os ovos na madeira pura mesmo, vocês podem até tentar , mas o aconselhável para evitar desperdício é colocar quando as crias estiverem mais velhas.
A fêmea irá ficar com a cloaca baixa e em 1 ou 2 semanas ela já começa a botar, o choco dos periquitos duram de 18-20 dias , dependendo da temperatura do ambiente que pode influenciar no nascimento das crias.
Ambos os pais alimentam as crias, mas geralmente a fêmea quem alimenta mais , quando o primeiro filhote completa 25 dias de vida o casal já está preparado para iniciar uma nova postura de ovos e assim o casal pode matar as crias ou machuca-las , por isso é recomendado separar a mãe e deixar os filhotes com o pai e ficar sempre de olho.
Os filhotes começam a sair do ninho com 25-28 dias de vida e saem completamente do ninho com 30 dias de vida , eles só aprendem a voar com 35-40 dias de vida e também já se alimentam sozinhos.
Depois do casal terminar de crias os filhotes deixe-os uns 2 meses de descanso e reforce bem a alimentação deles para recuperarem a energia.
Imagem de ovoscopia:
Imagens da Internet
Obs: Quando o primeiro filhote completar 25 dias de vida , fiquem atentos , pois as fêmeas querem começar uma nova postura e as vezes maltratam seus filhotes ou mutilam eles , neste caso devem deixar os filhotes com o macho e fiquem de olho pra ver se ele cuida de todos ,s e não cuidar o jeito é papinha.
Outra coisa , os periquitos podem reproduzir o ano inteiro , mas o certo é 3 POSTURAS POR ANO e com INTERVALO DE TEMPO , pois se não der interva-los a fêmea se desgasta muito e vem a óbto e o macho também cansa de cuidar dos filhotes então os dois merecem um descanso bem dado de uns 2 meses .
Leia também em: https://www.facebook.com/pages/VH-Birds/1484672221757431?ref=hl
Nenhum comentário:
Postar um comentário