quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Artigo: Periquitos Australiano !!

Periquitos



Nome científico: Melopsittacus undulatus


Reino: Animalia                                                                                                   
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Melopsittacus
Espécie: M. undulatus

Outros nomes 

Periquito-comum
Periquito-australiano

Origem

Ave natural da Austrália, está para os australianos como os Pardais estão para os europeus, podendo ser encontrado com muita facilidade em qualquer cidade ou vila deste país.
Curiosamente, a cor destas aves na Natureza é apenas o verde, sendo que todas as outras cores que conhecemos são mutações decorrentes da criação em cativeiro.

Hábitos

Vivem em bandos de muitos animais, por isso, é uma excelente ave para ter em viveiro comunitário.
Extremamente brincalhões e tagarelas, fazem barulho para chamar a atenção, seja piando, seja batendo com algum dos seus brinquedos.

Caracterizações:

O periquito é atualmente, o pássaro doméstico mais comum em todo o mundo, existindo milhões de exemplares como aves de estimação, de diversas cores, e dia-a-dia encontra-se mais mutações.

Criação

A criação destas aves é fácil, visto serem pouco exigentes em termos de alimentação, mesmo durante o período de reprodução, embora que adoram uma boa “fruta” embora que nem todas as frutas que se possa dar, como por exemplo laranja ou sumarentas como em termos os legumes, há uma maioria.

 Caracterizações:

 O periquito é atualmente, o pássaro doméstico mais comum em todo o mundo, existindo milhões de exemplares como aves de estimação, de diversas cores, e dia-a-dia encontra-se mais mutações.Os periquitos são pássaros que se habituam com muita facilidade a qualquer meio; o seu habitat natural é as terras áridas e geralmente inóspitas da Austrália. Criação. A criação destas aves é fácil, visto serem pouco exigentes em termos de alimentação, mesmo durante o período de reprodução, embora que adoram uma boa “fruta” embora que nem todas as frutas que se possa dar, como por exemplo laranja ou sumarentas como em termos os legumes, há uma maioria. De pessoas que gostam de dar alface, pois a alface é um dos legumes que mais telhem água, é preferível uma boa folha de couve. Ao contrário do que sucede com muitos outros membros da família dos Psitacídeos, estas porém, também são capazes de reproduzir os sons da voz humana. A sua boa disposição e docilidade natural despertam o carinho das pessoas de todas as idades.

Anilhas:



Filhotes:


Neste caso paço apresentar um nascimento de periquitos o que se torna um pouco difícil de acontecer, o que pelos vistos para quem tenha mais de uma criação acontecer, nem sempre se apanha a esta sensação. Deve-se ter em máxima atenção aos filhotes dentro do seu ninho, assim passo a explicar: por vezes com umidade, diarreias deixadas nos ninhos.
  • Os novinhos ficam com fezes agarradas às patinhas, tendo assim a dificuldade de saírem dos ninhos, vindo assim morrendo.
  • Como evitar: fazendo vigia pelo menos uma vez por semana, raspando o fundo, e assim limpa-los nas patas em água morna e algodão.
  • Caso necessite do nosso apoio ou qualquer ajuda não hesite em nos falar.   

Embora possam infligir uma bicada dolorosa se forem manuseados sem o devido cuidado, os periquitos podem ser facilmente chamados à atenção sempre que for necessário e não constituem perigo para as crianças.
Tendo vários no mesmo viveiro a reproduzir deve-se tomar muita atenção para que filhos ou pais com filhos não se cruzem, em termos de acasalamento, pois as crias maior parte dos casos não se vingão e os que nascem que por sua vez parece tudo prefeito puderam vir com graves problemas.
Como por exemplo sem assas o que por sua vezes é mau tirar-lhes a própria vida quando estas não foram os maiores responsáveis, por sua vez foi o próprio criador o causador deste facto.
Além que ninguém tem o direito de tirar a vida a quem seja, quanto mais de um animal.

Conselhos:

Embora que eu tenho sempre em conta estes imprevistos, e todas as aves só saem dos meus viveiros quando tenho confiança no que entrego tanto para o comercio ou mesmo em termos particular.

Pois se tornam mansos e para quem tenha o cuidado puderam solta-los dentro de casa, mas tendo o cuidado de fechar as janelas com as cortinas, derivados aos embates pensando serem a natureza, como as portas.
 Pois estas aves puderam ver uma janela sem cortinado, e ser a sua morte instantânea batendo assim com o bico/cabeça contra o próprio vidro.

Carácter:


A sua boa disposição e docilidade natural despertam o carinho das pessoas de todas as idades.
Embora possam infligir uma bicada dolorosa se forem manuseados sem o devido cuidado, os periquitos podem ser facilmente chamados à atenção sempre que for necessário e não constituem perigo para as crianças.
Além disso, e ao contrário do que sucede com alguns periquitos da Austrália, adaptam-se bem à vida numa gaiola e podem viver entre a 8/12 anos.
Quer esteja à procura de um pássaro doméstico ou a pensar em instalar um aviário no jardim, verificará que a criação de periquitos é um passatempo relaxante e gratificante.
Até se pode dar o caso de decidir levar os seus periquitos às exposições, à medida que o seu interesse por estas aves for aumentando!
Esta secção é para quem quer um periquito como animal de estimação e bom companheiro, que fale e brinque com toda a família e se sinta ele mesmo um membro da família.
Neste caso deverá dar-lhe várias condições que os periquitos destinados à criação não necessitam.
De entre estas condições podem destacar-se a sua companhia e dedicação, brinquedos com os quais se possa entreter enquanto está sozinho ou mesmo para brincar consigo…
- Tem lugar em casa para ter uma gaiola?
- Reagiria bem se o seu periquito não aprendesse a falar?
- Tem tempo suficiente para dedicar ao periquito?
- Como fará quando for de férias ou tiver de se ausentar inesperadamente?
- Não tem outros animais de estimação em casa que possam não se dar bem com o periquito, como um gato por exemplo? Se sim, o que fará para manter a harmonia em entre eles sem que o periquito seja atacado?
- Não tem ninguém na família alérgico ás penas dos pássaros?
- Estará disposto a pedir ajuda médica no caso do periquito adoecer?
- Tem a certeza que quer uma ave que possa viver mais de 12 anos?
         Se após ter respondido a todas as perguntas acha que tem capacidade para ter um periquito, não hesite.
         Se a ave for jovem, o sexo não é relevante.
         Tanto os machos como as fêmeas são fáceis de domesticar e aprendem a falar com relativa facilidade.
         Muito se diz a este respeito e que, apenas os machos são realmente bons para falar , mas tem chances sim de fêmeas falarem , só basta treinar e incentiva-la a falar !

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares